Rinoscopia e Broncoscopia

A Endoscopia (Rinoscopia, Broncoscopia, Traqueoscopia, Artroscopia, Laparoscopia, Gastroscopia) é um exame complementar a outros exames diagnósticos realizados em cães e gatos. Apresenta um alto grau de sensibilidade e especificidade em comparação a outros métodos diagnósticos como ultrassonografia e radiografia.Trata-se de um exame de imagem pouco invasivo, de baixo risco e que trás grandes benefícios ao paciente.

As principais indicações diagnósticas da Endoscopia são nos casos de vômitos e diarreias com ou sem sangue, dores abdominais, perda de peso progressivo, dificuldade de deglutição, sangramentos ou secreções orais e nasais, dentre outras.

Assim como outros meios de diagnóstico, a Endoscopia necessita de um preparo do paciente para exames eletivos, embora sua maior utilidade seja nos casos emergenciais, como: obstrução das vias aéreas e do sistema digestivo (Esôfago, Estômago, Intestinos) pela presença de corpos estranhos (alimentos, brinquedos, chupetas, meias, ossos).

O preparo do paciente para procedimentos eletivos como biópsias (gástricas, esofágicas, Intestinais, traqueais), lavados traqueais e brônquicos , são de 10 a 12 h de jejum alimentar e 4 a 6 h de jejum hídrico para que ocorra o esvaziamento gástrico completo. Além do preparo do paciente, para realização do procedimento, necessita-se de avaliação clínica previamente realizada pelo médico veterinário anestesista para realização da anestesia geral (Inalatória). Por meio do método endoscópio também se realizam procedimentos terapêuticos como a colocação de sondas gástricas e esofágicas, confirma procedimentos cirúrgicos como colocação de stents, além de realizar procedimentos cirúrgicos menos invasivos como: correções ortopédicas por artroscopia, cirurgias abdominais, dentre outras.

Os riscos envolvidos no procedimento de endoscopia estão diretamente ligados ao estado geral do paciente, tempo de curso da patologia, contra-indicações quanto ao procedimento anestésico, suspeitas de rupturas de órgãos como estômago e intestinos, alterações respiratórias graves. “O carinho com os animais é reflexo da nossa alma” Autor desconhecido.

Direitos Reservados a CMVD


CMVD - Centro de Medicina Veterinária Diagnóstica 
Rua Uruguai, 35 - Vila Castelo Branco 
 Indaiatuba - SP 

 Fone: (19) 3312-0512
WhatsApp: (19) 999020512
E-mail: atendimento@cmvd.com.br

Desenvolvido por: