Oncologia

Principalmente em cães e gatos idosos e/ou obesos, é comum encontrarmos nódulos que podem ter varias origens. Seu animalzinho pode não desenvolver sintomas relacionados ao nódulo, mas isso não quer dizer que ele não esta sendo prejudicado por aquela estrutura. Sendo o nódulo benigno ou maligno, o tratamento será menos agressivo ao seu animal e mais eficaz caso o nódulo seja tratado próximo ao seu aparecimento.


A partir do momento em que você percebe a presença de um nódulo, tome as seguintes providencias: 

- Inspecione seu animalzinho a procura de mais nódulos;

- Verifique a possibilidade de ser apenas um machucado ou uma mordida de inseto;

-Não fique esperando o nódulo desaparecer, leve seu animalzinho ao veterinário e peça um exame completo;


Após o diagnostico temos diversas possibilidades de tratamento. A cirurgia é considerada a principal abordagem no tratamento de neplasias, podendo ser um tratamento único, ou complementado com a quimioterapia, com a intenção de melhor controle da doença e aumento de sobrevida do seu animalzinho. 


A quimioterapia também pode ser utilizada como um tratamento único para neoplasias como a linfoma e a leucemia. Apesar de muitos proprietários terem receio do tratamento com a quimioterapia, afirmo que a maioria dos animais tem efeitos colaterais mais sutis do que os seres humanos tratados com os mesmos quimioterápicos.


Dar carinho ao seu animalzinho ajudará a detectar a presença de nódulos, e trará alegria, amizade e amor a este que é tão especial a você.

Direitos Reservados a CMVD


CMVD - Centro de Medicina Veterinária Diagnóstica 
Rua Uruguai, 35 - Vila Castelo Branco 
 Indaiatuba - SP 

 Fone: (19) 3312-0512
WhatsApp: (19) 999020512
E-mail: atendimento@cmvd.com.br

Desenvolvido por: