Oftalmologia

Os olhos são janelas da alma.Através deles enxergamos desde expressões de sentimentos, até males do corpo. Olhar o animal nos olhos revela sensibilidade, carinho, cumplicidade e respeito. Os proprietários que procuram um oftalmologista veterinário tem esse perfil, e ao se colocar no lugar do seu pet sentem angústia em pensar na hipótese da perda definitiva da sua visão.Na grande maioria das vezes essa cegueira é reversível. E nada melhor do que um profissional especialista para alcançar o diagnóstico correto e proceder com o tratamento adequado.A catarata é um exemplo da cegueira “reversível” onde há cirurgia corretiva. A doença pode ser causada por alterações endócrinas,metabólicas ou tóxicas.Além da catarata(a mais fácil do proprietário observar) existem outras doenças oculares tratáveis causadas por intoxicação, viroses, por bactérias ou outras doenças sistêmicas.

A descoberta precoce desses problemas oculares aumenta muito as chances de cura. E quanto mais cedo procurar um oftalmologista veterinário, maior será o sucesso em preservar ou recuperar a visão do seu animal.Um grande número de proprietários procura o especialista para evitar a perda do olho do seu pet após um trauma, como lesões acidentais, brigas, atropelamentos. Esses problemas geralmente levam a úlceras na córnea, caracterizada por pequenas feridas semelhantes à esfoladura de pele, e essas são tratáveis com regeneração total, porém somente quando realizado com as medicações corretas. Hoje já é provado que colírios com corticoides, por exemplo, agravam mais a úlcera ao invés de tratá-la. Assim o tratamento que parece simples quando não bem conduzido pode culminar em perfuração do olho, e consequentemente perda do mesmo.Existem doenças que afetam a retina e causam cegueira incurável, mas cegam de forma gradativa, por etapas. Quando diagnosticadas precocemente e medicadas nos primeiros estágios, consegue-se prolongar o tempo de visão ou até evitar a cegueira total.Um caso muito comum de cegueira incurável na clínica oftalmológica é o glaucoma, exemplo de doença que pode ser estacionada com o tratamento precoce. Inicialmente os oftalmologistas veterinários acreditavam que o glaucoma tinha como única causa à degeneração genética, com o avanço dos estudos observou-se que hemorragias oculares e traumas também podem levar ao glaucoma, e os sintomas principais iniciais são vermelhidão nos olhos, embaçamento da córnea e dor aguda. A perda de campo visual ocorre toda vez que a pressão ocular se eleva . O controle do glaucoma se faz pela estabilização da pressão e controle da dor, tanto com o uso de colírios como cirurgias.

Algumas raças são mais predispostas como cocker spaniel inglês,poodle,beagle,husky,akita, porém não significa que as outras não possam desenvolver a patologia.Entretanto a pedra no sapato da oftalmologia são os tumores oculares, não há estatística sobre a incidência de neoplasias malignas e benignas, todavia na rotina as mais comuns são as benignas. Dependendo da localização eles podem causar problemas secundários como glaucoma, úlcera,olho seco e cegueira.O tratamento depende do diagnóstico, mas hoje em dia cirurgia e quimioterapia são opções melhores do que a retirada globo ocular.Hoje a oftalmologia está avançada e conta com exames complementares para auxiliar numa maior precisão no diagnóstico, o ultrassom ocular (us ocular) pode revelar imagens por trás de opacidades que nos impedem de visualizar a parte posterior dos olhos, descolamento de retina, hemorragias e massas podem ser observadas e detalhadas pelo ultrassom oftalmológico.  transfer news

Outro exame é a eletrorretinografia que detalha o funcionamento das células de visão.Cada célula tem uma função específica e o traçado do eletrorretinógrafo mostra ao profissional a saúde das mesmas.E por fim uma ideia que deveria permanecer na mente dos leitores é de que os olhos estão ligados ao sistema como um todo, então uma catarata pode mostrar o início de uma diabetes, pontos hemorrágicos na retina é um dos sintomas da doença do carrapato, olhos tristes podem ser manifestação de febre, opacidades na córnea dos gatos muitas vezes revela queda de imunidade. Portanto quando a alma sofre o corpo padece,e os olhos como janelas nos advertem fielmente que há um problema.

Direitos Reservados a CMVD


CMVD - Centro de Medicina Veterinária Diagnóstica 
Rua Uruguai, 35 - Vila Castelo Branco 
 Indaiatuba - SP 

 Fone: (19) 3312-0512
WhatsApp: (19) 999020512
E-mail: atendimento@cmvd.com.br

Desenvolvido por: