Neurologia

A neurologia veterinária estuda as doenças que afetam o sistema nervoso central (cérebro, cerebelo, tronco cerebral e medula espinhal) e sistema nervoso periférico (nervos e junção neuromuscular). Alguns problemas no andar do seu cão podem não ser ortopédicos e sim neurológicos.

Você sabia que seu animalzinho pode ter hérnia de disco?A hérnia de disco ocorre quando o disco intervertebral se desloca e comprime a medula. Isso causa dor, alteração no andar e em alguns casos mais graves pode levar a paralisia. O diagnostico é feito pelos sinais clínicos junto com um exame de imagem como a mielografia (radiografia contrastada), tomografia com contraste ou ressonância magnética. A cirurgia é realizada para descomprimir a medula, retirar o conteúdo do disco que esta no canal medular e prevenir que outros discos também se desloquem.

A convulsão não é uma doença, é uma manifestação clinica de uma disfunção cerebral. A causa da convulsão deve ser diagnosticada e tratada. O epilético é um animal que apresenta convulsão com causa não identificada, de origem genética, possivelmente devido a um desbalanço neuronal. Deve ser controlada rigorosamente com medicação, pois quanto mais convulsão o indivíduo apresentar, mais facilmente ele terá um novo episódio. O tratamento muitas vezes é por toda vida do animal. 

Direitos Reservados a CMVD


CMVD - Centro de Medicina Veterinária Diagnóstica 
Rua Uruguai, 35 - Vila Castelo Branco 
 Indaiatuba - SP 

 Fone: (19) 3312-0512
WhatsApp: (19) 999020512
E-mail: atendimento@cmvd.com.br

Desenvolvido por: